A experiência de seu José Varela

A experiência de seu José Varela

O intercâmbio enfatizou a experiência de seu José Varela, um agricultor da comunidade que idealizou a rádio comunitária local; a atividade faz parte da programação do IX Encontro Nacional da ASA, EnconASA

Postado em: qua, 23/11/2016 - Atualizado em: sab, 23/06/2018 - 20:30
imprimir

Dentre as atividades do IX EnconASA, um dos destaques certamente foram os intercâmbios. Várias experiências foram visitadas por agricultores e agricultoras de todo o semiárido brasileiro.
O intercâmbio realizado na Vila Amazonas, em Serra do Mel, RN, teve como tema a “comunicação como direito”, enfatizando a experiência de seu José Varela, um agricultor da comunidade que idealizou a rádio comunitária local.
O objetivo da rádio, inicialmente, era ajudar na evangelização dos moradores e moradoras da vila, mas com o passar do tempo foi adquirindo uma característica mais comunitária, com programas voltados à população, avisos para e campanhas para a comunidade.
“Eu aprendi que evangelizar não é só falar de Deus, nem rezar, mas fazer alguma coisa, e aí surgiram os programas sociais também. A importância dessa rádio é que ela facilita a comunicação, traz alegria através das músicas, dos parabéns pros aniversariantes... Eu acho que é um serviço prestado à comunidade, possibilita fazer algo pelos outros, se for para fazer algo tem que fazer aqui, porque o que a gente vai levar dessa vida é o que a gente fez pros outros”, explicou seu José Varela.
A visita teve ainda apresentações de repentistas, poetas e cordelistas, além do grupo de pastoril e a quadrilha junina.

Tags: