COOPERVIDA


Foi realizado nesse fim de semana nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Assentamento Sítio do Góis, Município de Apodi – RN a CAPRIFEIRA - IX Torneio Leiteiro Caprino de Sitio do Góis.

img

Reunindo pessoas da Chapada do Apodi e outros municípios vizinhos. Esse é um evento tradicional na comunidade realizado pelas famílias criadoras de caprino e ovino.

O objetivo da atividade é revelar o real potencial da ovinocaprinocultura como também mostrar que a comunidade a partir dos seus arranjos locais tem condições de produzirem seus próprios alimentos garantindo a soberania alimentar, nutricional e geração de renda.  O evento já faz parte da vida de todas as famílias, dos criadores e criadoras que moram no Assentamento. A festividade contou com a organização da Associação do P.A Sítio do Góis, COOPERVIDA, IFRN.

img

                 

                  O Coordenador da COOPERVIDA, Neurivan Vicente, ressalta a importância e a necessidade do fortalecimento do evento ano após ano, uma vez que se trata de uma região que sofre com períodos prolongados de secas “Nós estamos vivendo três anos de secas seguidas, mas estamos aqui realizando um evento de comemoração de uma cadeia produtiva, onde os animais que estão na competição, com o peso e com leite, se mostram altamente produtivos, adaptados, e resistindo a uma situação de seca extrema no semiárido, mesmo diante dessa situação, podemos constatar que as famílias vem realizando esse evento com muita autonomia”.

 

                   O criador de caprinos, Antonio Marcos Pereira, mais conhecido na comunidade como Bartô, relata ainda a expectativa em se realizar o evento todos os anos, trazendo cada vez mais pessoas das diversas regiões, fortalecendo o melhoramento genético dos rebanhos e consequentemente aumentando a produção de carne e leite na comunidade.

 

Competições

 

            Dentre as competições realizadas no Torneio Leiteiro, destacou-se o concurso de culinária que foi estruturado em quatro categorias: Buchada de bode, carne caprina, queijos de leite de cabra e doce de leite de cabra. Essa é uma competição liderada pelas mulheres que participaram na elaboração dos pratos, submetendo-os a comissão julgadora, para que esta pudesse avaliar e pontuar dois critérios: sabor e aparência. O concurso de culinária foi um evento que surgiu a três anos dentro do Torneio, e  vem sendo constatado uma evolução na participação mais efetiva das mulheres. 

 

            Além do concurso de culinária, o torneio apresentava outras categorias de competição: Circuito Peso Pesado com cabrito e burrego de primeira muda; a ordenha cabra jovem e cabra adulta, e o concurso do bode tarado que tem como finalidade avaliar a libido do animal e a capacidade de monta do reprodutor.

 

            Nos três dias de atividade foram movimentados em negócios entre os produtores, cerca de R$13.000,00 (treze mil reais). Participaram da competição na categoria ordenha 20 matrizes caprinas divididas entre cabra jovem e cabra adulta; na categoria circuito peso pesado apresentaram-se para a competição 32 animais, entre cabrito e borrego onde o animal vencedor obteve 72 kg de peso vivo.   

 

Parceria

 

Para a COOPERVIDA participar da organização desse evento é uma satisfação, tendo em vista que a história de criação da comunidade do Sítio do Góis se confunde com história de criação dessa instituição que trabalha com agricultura familiar priorizando atividades desenvolvidas no campo da produção.


amigo Recomende esta página a um amigo