P1+2


Diassis: Um homem das causas sociais e politicas em sua comunidade.

img

“Sou Delegado da ASA da microrregião Assú-Mossoró, Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Integrado Solidário-MDIS, membro do Conselho de Saúde do município, participo da Comissão Municipal e de vários movimentos sociais”. Assim se autodefine Diassis da Silva, morador da comunidade de Limoeiro localizada no município de Assú.

img

Filho de uma família que vivia da agricultura de subsistência, Diassis transita entre ambos os

campos da vida com uma facilidade camaleônica, é um cidadão engajado nas luta pelas causas sociais e tem a capacidade de desempenhar simultaneamente diversos papéis, este é um compromisso que carrega com entusiasmo e que contagia os que dele se cercam.

 

Seus pais trabalhavam para os antigos proprietários da comunidade de Limoeiro, que posteriormente foi desapropriada pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas-DNOCS. Segundo Diassis, passaram por dificuldades no passado, por não terem lugar para fazer seus próprios plantios, pois não era permitido realizar o plantio em áreas do DNOCS.

 

Mudanças


Segundo Diassis houve melhoras significativas na comunidade com as implementações das tecnologias do P1+2 da ASA executado pela COOPERVIDA na região. “Melhorou, aqui está a coisa mais bonita, bem verdinha, nessa mesma época ano passado não tinha nada verde na região, tem aqui em casa por causa da barragem subterrânea. A tecnologia é muito importante, ajuda a nos mantermos em tempos de seca. Utilizo a água, para plantar e para os animais. Planto milho, o surdão (capim para os animais) e melancia. Depois desse tempo sem chuva, ainda tem água subterrânea, onde nos outros anos não era possível armazenar água, ainda mais nesse período que estamos passando de seca.

 

Voluntariado


“Faço porque gosto de participar, ninguém faz nada voluntário se não gostar. Faz 16 anos que estou no movimento, a primeira vez que fui ter salário foi agora, depois de 10 anos. Significa dizer que fiz sempre por amor a causa mesmo. Eu poderia pensar em mim primeiro, mas eu penso é nos outros, muitas vezes a gente deixa de pensar no desenvolvimento coletivo para pensar só em si, se eu posso contribuir para os outros ficarem bem, acho que é muito importante contribuir.

Conquistas e cooperativismo


“Nossa comunidade conquistou muita coisa, nós temos uma sede da associação e a rede de abastecimento de água,aqui nós não dependemos totalmente da prefeitura, a comunidade é quem colabora todo mês com R$14 reais cada um, quando não é suficiente, a gente se reúne e discute a melhor forma. Ano passado tivemos uma dificuldade com a seca e resolvemos os problemas encontrados com o empenho e colaboração de todos. Aqui na comunidade temos um projeto de apicultura, e já estamos vendendo o mel produzido, temos
também uma cozinha industrial. Tudo isso foi com a luta da comunidade.

 

Esse é Diassis da Silva, um homem que conseguiu com o seu envolvimento e poder mobilizador, fortalecer sua comunidade e os espaços em que está inserido.

 

Veja mais fotos no Facebook da COOPERVIDA: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=377751909076708&id=173850716133496


amigo Recomende esta página a um amigo