COOPERVIDA


A COOPERVIDA desenvolve o programa de Coleta Seletiva que consiste na doação de resíduos recicláveis gerados pela entidade para um Grupo De Mulheres da comunidade Rural do Jucurí- Mossoró/RN.

img

A Comunidade foi escolhida com finalidade de fortalecer o grupo de Mulheres que já vem realizando um trabalho de coleta seletiva nas residências da comunidade e por ser uma das áreas de atuação da instituição.

 

O GRUPO

 

 O Grupo Mulheres da Reciclagem do Jucurí surgiu no ano de 2011. As participantes do grupo são das comunidades de Santa Rita de Cássia, P.A Barreira, Barreira Vermelha, P.A Bela Vista, P.A Guarujá, P.A São José I e P.A São Cristóvão.

 

O grupo mantém uma sistemática de reuniões quinzenais, onde debatem estratégias para melhorar sua atuação e compartilhar experiências.

 

A coleta seletiva é realizada nas comunidades que as mulheres residem, e cada uma se sente responsável em conquistar mais moradores da comunidade para contribuir com este trabalho que beneficia diretamente 16 famílias e indiretamente mais de 1.500 famílias.

 

Entre os objetivos da criação do grupo estão o de sensibilizar a comunidade para uma postura consciente com as questões relacionadas ao meio ambiente, desenvolvendo ações de prevenção e preservação ambiental através do trabalho da reciclagem dos resíduos sólidos, intervindo diretamente no bem estar das famílias e suas crianças, promovendo ações integradas para ampliar o trabalho educativo buscando, com isso, uma nova geração de renda das mulheres e famílias envolvidas diretamente no projeto.

 

 

COOPERVIDA

 

O programa de coleta seletiva da COOPERVIDA visa à inclusão social das catadoras de recicláveis, além do fortalecimento do debate global sobre o desenvolvimento sustentável, redução da destinação de resíduos para os aterros e lixões e minimização dos impactos ambientais.

 

 

A COOPERVIDA encaminha quinzenalmente seus resíduos (plástico e papel) para a comunidade rural do Jucurí, como também estimula a participação e conscientização sobre a coleta de materiais recicláveis com base nos resíduos que os próprios cooperados produzem. Além dessas ações, incentiva também o consumo consciente em alinhamento com a política de gestão de resíduos, fundamentada nos princípios dos 3Rs: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

 

A COOPERVIDA optou por priorizar as ações relacionadas à separação de materiais recicláveis, considerando à redução no consumo de materiais de escritório e copa, com foco na diminuição do consumo de copos de plástico descartáveis e papel.

 

Os resíduos são direcionados para projetos sociais que geram trabalho e renda, além de possibilitar a inclusão e transformação social.

img
amigo Recomende esta página a um amigo