COOPERVIDA


Agrônoma produz dissertação de mestrado sobre a importância da Coopervida na agricultura Familiar do RN

img

Catarina Costa, Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, produziu sua dissertação abordando as lutas da Cooperativa de Assessoria e Serviços Múltiplos ao Desenvolvimento Rural - Coopervida, em seus 15 anos de história, com o título “Importância Socioeconômica e Cultural da Coopervida na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte”.

Catarina, que também atua na assessoria técnica da Coopervida, explica como surgiu a ideia de abordar este tema: “inicialmente eu não ia trabalhar com esse projeto, mas como eu falava muito sobre a Coopervida, sobre as atividades e as pessoas, isso acabou sendo percebido e surgiu a ideia de falar sobre essa instituição”. O trabalho é um estudo de caso e apresenta um resgate histórico desses 15 anos da cooperativa.

Após a defesa e o depósito do texto à Universidade, Catarina fez questão de entregar uma cópia em brochura para a Coopervida. No momento da entrega, ela se emocionou ao falar de seu percurso na cooperativa e de sua trajetória acadêmica, enfatizando sua alegria por poder trabalhar com um tema com o qual se identifica: “Eu conheci o agronegócio, cheguei a trabalhar num laboratório durante o período da UFERSA, e o uso do agrotóxico sempre me incomodou. Com o tempo conheci grupos que atuam com a agroecologia, e me encontrei. Eu me emociono porque eu faço o que eu gosto, me dedico, me identifico, respeito os agricultores e agricultoras e procuro incentivar para a produção o mais natural possível. Espero que daqui a 15 anos eu possa estar aqui e continuar fazendo parte dessa história”, comentou.

O coordenador administrativo da Coopervida, Raniere Barbosa de Lira, falou sobre a relevância que este material traz para a instituição: “a partir do trabalho de Catarina, da sistematização que ela faz, é possível ter consciência da importância do que é a Coopervida para a agricultura familiar, especificamente aqui no Rio Grande do Norte, nos territórios Assú- Mossoró e sertão do Apodi. Ela nos apresenta como essa instituição diversificada, que é uma cooperativa com um diferencial, que olha a vida das pessoas acima do capital, promovendo o bem-estar da vida no campo com base nos princípios da economia solidária e da agroecologia”. 

 

img
amigo Recomende esta página a um amigo